Canais de Participação

Para viabilizar o contato dos cidadãos com a Câmara dos Deputados, que é a Casa dos representantes do povo brasileiro, estão disponíveis alguns canais pelos quais você pode expressar sua opinião e participar de um debate democrático. Esses são alguns dos canais de interação:

Disque-Câmara

Proporciona atendimento gratuito de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Você pode opinar sobre matérias de seu interesse, pedir informações referentes à Câmara, dar sugestões, registrar elogios, críticas e denúncias. 

Ligue: 0800 619 619

 Fale Conosco

Assim como o disque-câmara, as manifestações também podem ser feitas em ambiente virtual, pelo site da Câmara. Você pode ainda solicitar informações, conforme a Lei de Acesso Informação, dar sugestões, registrar elogios, críticas e denúncias.
Acesse: camara.leg.br/faleconosco

Twitter 

Fique por dentro dos assuntos que estão sendo discutidos na Casa e das atividades que ocorrem diariamente, como exposições, seminários e cursos, nos quais você pode participar.
Siga: @CamaraDeputados

 Facebook 

Para tornar cada vez mais acessível o debate democrático, a Fan Page da Câmara dos Deputados mantém o cidadão informado sobre as atividades mais importantes do Legislativo e que podem mudar a sua vida.
Curta: facebook.com/camaradeputados

YouTube 

Por esse canal você pode assistir, ao vivo, às audiências públicas, às Comissões e às votações no Plenário da Casa. Acompanhe o processo legislativo e as discussões sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. As manifestações serão moderadas de acordo com os termos de uso.
Inscreva-se: Câmara dos Deputados

Telegram 

Canal de atendimento dinâmico e acessível. Criado para envio de manifestações e mensagens, por meio do celular, aos programas ao vivo da TV Câmara e Sessão da Câmara do Deputados, quando disponível. Por este mensageiro é possível ainda pedir informações referentes à Câmara, dar sugestões e registrar elogios, conforme a Política de Atendimento deste canal.
Contato: (61) 9966 0 2003 - Acesse: https://t.me/CamaradosDeputados

Câmara Notícias 

Você pode acompanhar e deixar sua opinião nas matérias jornalísticas do Portal. A pluralidade de opiniões, em relação aos temas que são abordados, podem ser visualizadas e discutidas por todos. Os comentários são monitorados de acordo com o termo de uso.

Acesse: noticias.camara.leg.br

Comissões Gerais 

Participe, ao vivo, das comissões gerais temáticas veiculadas pela TV Câmara. Envie seus comentários pelo Disque-Câmara, Telegram ou acesse a sala interativa pelo portal do e-Democracia, onde o debate entre os internautas ocorre simultaneamente à Comissão.
Acesse: edemocracia.camara.gov.br

Visitação Institucional 

A visita ao Congresso Nacional contempla exposições permanentes, obras de arte renomadas e contribui para a disseminação do papel do Legislativo e educação para a democracia. As duas casas realizam visitas guiadas: agendadas ou espontâneas e são referência em turismo cívico sendo, inclusive, premiada pelo Guia Michellin e pelo Trip Advisor em quatro anos consecutivos.  Um monumento histórico, símbolo de arquitetura, órgão máximo do Poder Legislativo Federal e palco de ampla diversidade social em constante mobilização. 
Acesse: www.congressonacional.leg.br/visite

Plenarinho 

O Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade, de caráter educativo, voltado para o universo infantojuvenil: crianças de 7 a 14 anos, pais e professores. O programa ancora-se no portal na internet -www.plenarinho.leg.br – e inclui as ações Câmara Mirim e Eleitor Mirim, bem como a produção e distribuição de material impresso. Seu slogan é: “O jeito criança de ser cidadão”.

Acesse: plenarinho.leg.br    Curta: facebook.com/plenarinho    Siga: @plenarinho 

Esses são, apenas, alguns dos instrumentos pelos quais você pode opinar, ligar, acessar e visitar a Câmara dos Deputados. 

Exerça a sua cidadania e participe do processo democrático!

 

 

 Início

Ações do documento