Sobre

A Coordenação de Interação com a População e Programas Institucionais (CPP) tem como objetivo promover maior participação dos cidadãos no processo democrático, em contexto de abertura da Câmara dos Deputados à sociedade. Foram agregadas à coordenação atividades que refletem maior promoção social e exercício de cidadania por meio de programas institucionais de relacionamento tais como o Plenarinho e o Parlamento Jovem Brasileiro, e o aproveitamento ampliado da Central de Comunicação Interativa.

Os primeiros canais de interação do Parlamento com a sociedade foram instituídos a partir do Disque-Câmara (0800 619 619), do portal e-Democracia e da Comissão de Legislação Participativa. Na Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais,  desenvolveram-se, paralelamente, outras ações e ferramentas interativas, como enquetes, bate-papos, comentários em notícias, participações em programas ao vivo, perfis em redes sociais digitais.

Ao buscar o aprimoramento das interfaces de interação e encaminhar, de forma simples e prática, as manifestações da sociedade, a Coordenação ajuda a viabilizar a inserção da sociedade nas atividades parlamentares.

Missão
Contribuir para o cumprimento da vocação democrática da Câmara dos Deputados, por meio de programas de educação para a cidadania, da disseminação de informações sobre o papel do Legislativo, de estímulos ao envolvimento e participação de crianças, jovens e cidadãos nas atividades legislativas e à expressão de opiniões nos espaços institucionais de informação e deliberação.

Visão
Estimular, acolher e mediar as manifestações da sociedade sobre os temas em debate na Câmara dos Deputados. Ser um fórum permanente de contato entre os cidadãos e a Câmara dos Deputados. Tornar-se referência no planejamento, execução e monitoramento de programas institucionais e de canais de interatividade, visando a participação e a aproximação da comunidade em geral, como parte das estratégias da Casa para viabilizar a participação popular.

Valores
Transparência, diálogo respeitoso, accountability, espírito público e republicano, livre manifestação de ideias, apartidarismo, aprofundamento do jogo democrático, empoderamento social, educação para a cidadania, ética, excelência, responsabilidade social.

 

Início

Ações do documento