Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara inicia transmissão com sinal digital aberto em Porto Alegre

22/10/2012 - 14:09  

Divulgação
Comunicação- Rádio e TV - TV DIGITAL
Tv Câmara passa a ter um público potencial de 30 milhões de telespectadores.

Foi inaugurada nesta segunda-feira (22) a transmissão do sinal da TV Câmara no estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre é a quarta capital que passa a transmitir as imagens da TV Câmara em sinal digital aberto. As outras são Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo, além de Brasília. Com isso, a TV Câmara passa a ter um público potencial de 30 milhões de telespectadores.

Ao final da solenidade de inauguração, o presidente da Câmara, Marco Maia, mostrou para o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Alexandre Postal, a transmissão digital dos dois canais em um telefone celular. “É isso que estamos assinando aqui”, disse ele.

“Nós precisamos cada vez mais aproximar o Parlamento das nossas comunidades, do nosso povo. E não há uma forma mais direta, mais concreta, de aproximar o Parlamento do nosso povo do que levar até ele as informações sobre tudo aquilo que é realizado pelos nossos deputados, pelos nossos parlamentos. E a TV, os canais de comunicação que estão organizados nas rádios, nos sites, que estão organizados nas redes sociais, são sem dúvida nenhuma um canal direto de aproximação do povo com o nosso trabalho”, defendeu Maia.

A expansão do sinal é possível graças à Rede Legislativa de TV Digital, uma iniciativa da Câmara que prevê partilha de custos entre o Congresso Nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municipais para instalação e manutenção dos equipamentos de transmissão nas capitais e nos demais municípios. A tecnologia digital permite a divisão do mesmo canal em quatro – a chamada multiprogramação. No Rio Grande do Sul, já é possível aos gaúchos assistirem as emissoras legislativas pelos seguintes canais: 61.1 (TV Câmara), 61.2 (TV Senado) e 61.3 (TV Assembleia).

Goiânia, Palmas, Cuiabá e Vitória serão as próximas cidades a transmitir a TV Câmara em sinal aberto. Em seguida, Recife, Rio Branco, Natal e Curitiba passarão a integrar a Rede Legislativa de TV Digital.

* Matéria atualizada às 17h27.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.