Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara chega ao interior do Rio Grande do Sul

As capitais Goiânia, Palmas, Cuiabá e Vitória serão as próximas cidades a transmitir a TV Câmara em sinal aberto. Em seguida, Recife, Rio Branco, Natal e Curitiba passarão a integrar a Rede Legislativa de TV Digital.

22/10/2012 - 11:31  

Também foi assinado nesta segunda-feira protocolo de intenções para integrar a Rede Legislativas as TVs das câmaras municipais de onze municípios gaúchos. Outro compromisso assinado prevê a integração das emissoras legislativas de rádio. “Isso vai dar uma dinâmica diferente para esse veículo importantíssimo, que é o rádio. Talvez mais importante que a televisão”, disse Marco Maia.

O presidente da Assembleia gaúcha, Alexandre Postal, disse que aquele era um momento especial para quem acredita na comunicação. “Vivemos numa época em que não é mais possível pensar em um mundo sem comunicação rápida, presente e eficiente. A comunicação com eficiência, no cotidiano dos legislativos, é a democratização de nossas decisões, de nossos atos e de nossas conquistas como representantes dos gaúchos e dos brasileiros”, afirmou Postal.

O deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, disse que os deputados federais vivem um dilema, principalmente agora que as informações circulam com uma velocidade muito grande na internet. “Nós somos cobrados para estar nas nossas bases e em Brasília ao mesmo tempo. Nos meios de imprensa tradicionais, só sai que eles consideram ruim. Esta é uma oportunidade que nós temos de mostrar nosso trabalho para a população”, disse.

O 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), afirmou que há um esforço para ampliar a Rede Legislativa no País. "Essa Mesa Diretora, sob a coordenação do presidente Marco Maia, e a Secom [Secretaria de Comunicação da Câmara] têm feito um trabalho intenso de ampliação do sinal, de digitalização e de melhor qualidade da TV Câmara no Brasil inteiro."

O diretor de Mídias Integradas da Secom, Frederico Schmidt, disse que “a grande virtude desse projeto é levar a atividade dos parlamentares para a casa do cidadão, para que ele saiba como são feitas as leis, como os orçamentos da cidade, do estado e da União são votados e para que ele possa, num segundo momento, participar mais ativamente dessa atividade parlamentar”.

Interiorização
A interiorização da Rede Legislativa também está prestes a ter início. As Câmaras Municipais de Jaú, Barretos e Ribeirão Preto, cidades do interior de São Paulo, estão prontas para inaugurar suas operações, só aguardando autorização final do Ministério das Comunicações para ligar os transmissores.

A Câmara dos Deputados começa agora a identificar as Câmaras Municipais brasileiras interessadas em aderir ao projeto para solicitar novas autorizações ao Ministério das Comunicações. O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.