Livro aborda o papel da imprensa

A Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (16h), o livro “A Imprensa no Processo de Independência do Brasil: Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense e as Cortes de Lisboa de 1821”, de autoria do consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck, com transmissão do evento pelo canal da Câmara no YouTube.

A publicação faz parte da série de livros lançados desde 2017 para preservar a memória dos acontecimentos que culminaram na proclamação da Independência do Brasil. Os relatos, documentos e fatos históricos reunidos no livro resgatam as circunstâncias da criação da imprensa no Brasil e seu papel no processo de nascimento da nação brasileira.

A obra descreve a trajetória de Hipólito José da Costa e do Correio Braziliense, considerado o primeiro jornal brasileiro e porta-voz das inquietações e aspirações da população brasileira. O livro, além de apresentar a história da imprensa no Brasil, revela as tensões e instabilidades da época em um país que, aos poucos, se reconhecia como sociedade independente e ansiava pela emancipação política.

“A Imprensa no Processo de Independência do Brasil” é um livro que, a partir do estudo das origens e do papel da imprensa no país, deixa ensinamentos para os dilemas da comunicação em nosso tempo e reflexões sobre a importância da relação entre a imprensa livre e o Parlamento sólido - dois pilares da democracia e de uma sociedade livre.

A publicação está disponível para compra ou download gratuito na página da Edições Câmara.