Exposições retratam o fato histórico

A Câmara dos Deputados, por meio do Centro Cultural da Casa, exibe até 8 de setembro duas exposições sobre os 200 anos da Independência do Brasil, que se completam em 7 de setembro deste ano. As mostras fazem parte das ações de comemoração da data iniciadas em 2017, com exposições, debates, sessões solenes, lançamento de selo e publicações sobre o tema.

A primeira exposição – O movimento da Independência – foi montada no Corredor Tereza de Benguela e está aberta à visitação a partir desta segunda-feira (27), das 9h às 17h. A mostra destaca marcos históricos que permitiram que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarasse o Brasil independente de Portugal. A solenidade oficial de abertura está marcada para esta terça-feira (28), às 16 horas, no Salão Negro do Congresso, antes da antes do início do seminário “O Movimento da Independência: Ontem e Hoje”.

Fatos como a Revolução do Porto, as Cortes de Lisboa, a expulsão das tropas portuguesas do Rio de Janeiro, o Dia do Fico e a administração de José Bonifácio, culminando com o Grito do Ipiranga por D. Pedro são temas abordados na exposição.

Exposições 200 anos

Livros e documentos
A outra mostra – “Poder, Parlamento e Governo no Brasil” – exibe, das 9h às 17h, livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara e do Arquivo Nacional; medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Casa. Os itens estão expostos no Salão Verde, nas vitrines que geralmente guardam os presentes protocolares.

A exposição recupera as diversas formas de organização do poder, desde o Império, que tiveram impactos decisivos na formação do país e condicionaram discussões a respeito do sistema de governo até aos dias de hoje.

Animação
Também será exibida até 8 de novembro animação artística inspirada nas cinco últimas exposições exibidas no Congresso Nacional, entre 2017 e 2021. A projeção imersiva está instalada no hall da Taquigrafia, no anexo II da Câmara. Em 2017, a Casa promoveu a exposição Leopoldina – Imperatriz e Maria do Brasil; em 2018, Dom João VI e a construção do Brasil; em 2019, José Bonifácio de Andrada e Silva; e em 2021, foram feitas duas mostras — Revolução do Porto e O Brasil nas Cortes de Lisboa.

A animação apresenta personagens importantes, como a Imperatriz Leopoldina, Dom João VI, José Bonifácio e Dom Pedro I, para contextualizar os fatos que antecederam a emancipação política do país.

Serviço

Evento: exposição “O movimento da Independência”
Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados
Visitação: de 27 de junho a 9 de setembro de 2022, das 9h às 17h
Solenidade de abertura: 28 de junho, às 16h, no Salão Negro do Congresso Nacional
Entrada franca

Evento: Exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil”
Local: Salão Verde – Edifício Principal da Câmara dos Deputados
Visitação: de 28 de junho a 9 de setembro de 2022, das 9h às 17h
Entrada franca

Evento: animação 200 anos da Independência do Brasil
Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: de 28 de junho a 9 de setembro de 2022, das 9h às 17h
Entrada franca