31/07/25 - Iluminação laranja do Congresso alerta sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

A fachada do Congresso Nacional será iluminada de laranja nesta quinta (31) e sexta (1°) para marcar a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, instituída pela Lei 14.420/2022. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces do transtorno.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade exagerada e disfuncional. Esses sinais começam na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida. É o transtorno mais comum entre crianças e adolescentes, afetando de 3% a 5% das crianças em idade escolar. As dificuldades de aprendizado, problemas de socialização e o preconceito são desafios frequentes enfrentados por essas pessoas e suas famílias.

O tratamento — que inclui o apoio psicológico conduzido por uma equipe profissional e/ou o uso de medicamentos, bem como uma boa rotina de sono, alimentação saudável e exercícios físicos — pode trazer às pessoas com TDAH uma vida mais saudável, com mais sociabilidade, rendimento e produtividade.