29/06/23 - Monitoramento da participação feminina na política é tema do LabTalks desta sexta (30)
O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (30), o uso da ciência de dados no monitoramento da participação da mulher na política. Atualmente, as deputadas federais eleitas para a 57ª Legislatura representam menos de 18% dos parlamentares da Câmara. O Brasil ocupa a 131ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política, segundo ranking da União Interparlamentar (UIP), apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do país.
O LabTalks será transmitido ao vivo, a partir das 10 horas, pelo canal do LABHacker no YouTube. Os interessados em interagir durante o debate podem mandar dúvidas ou comentários pelo chat. Os vídeos ficam gravados no canal.
Convidados
Participam do debate a coordenadora de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e assessora legislativa da Secretaria da Mulher da Câmara, Ana Claudia Oliveira, e o analista legislativo de informática e pesquisador do ONMP Marcus Chevitarese. Ana Cláudia analisará a atuação do núcleo, as principais sondagens realizadas e a mudança de paradigma necessária para impactar a vida das mulheres. Já Marcus Chevitarese avaliará o papel dos dados como fiscalizadores da legislação e do piso de financiamento. Os convidados também vão explicar como os painéis de monitoramento eleitoral criados pelo ONMP podem ser usados para revelar a violência política sofrida por candidatas a cargos no legislativo.
Observatório
Lançado há dois anos, o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, visa produzir e disseminar conhecimentos acerca da atuação política de mulheres no Brasil a fim de fortalecer o protagonismo feminino. Coordenado por deputadas federais, o ONMP conta com dezenas de pesquisadoras e pesquisadores associados, além de parcerias com instituições de pesquisa e de representação feminina. Para apoiar as pesquisas do observatório, a Câmara dos Deputados desenvolveu painéis de monitoramento eleitoral, por meio dos quais é possível analisar dados das candidatas e do financiamento das campanhas.
LabTalks
O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, propostas e curiosidades, com temáticas ligadas a tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente.
Serviço
Evento: LabTalks – Ciência de dados para monitoramento da participação da mulher na política
Data: sexta-feira (30)
Horário: 10h
Transmissão: canal do LABHacker no YouTube
Encontros informais sem necessidade de inscrição