28/06/22 - Câmara se ilumina de verde e amarelo durante seminário sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Duas exposições e uma animação também podem ser visitadas até o dia 9 de setembro como parte das comemorações dos 200 anos de independência do país

A Câmara dos Deputados recebe iluminação especial nas cores verde e amarela, de terça (28) a quinta (30), em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, que se completa no dia 7 de setembro. No mesmo período, também ocorre o Seminário "O Movimento da Independência: Ontem e Hoje / 200 Anos de Independência do Brasil”, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, a partir das 18h. A Câmara realiza, ainda, até o dia 9 de setembro, duas exposições e uma animação que abordam fatos marcantes da história do país. 

Seminário 

O seminário "O Movimento da Independência: Ontem e Hoje / 200 Anos de Independência do Brasil” reúne alguns dos principais intelectuais, escritores e historiadores engajados no estudo e na divulgação da independência do Brasil, como Eduardo Bueno, autor de diversos livros sobre temas históricos; Jurandir Malerba, autor de estudos sobre a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil; Jorge Caldeira, historiador e autor de biografias como a de José Bonifácio de Andrada e Silva; e Denise Porto, autora de publicações sobre a representação da viajante inglesa Maria Graham na Corte de D. Pedro I e sua atuação no processo de independência do Brasil. O objetivo do debate é refletir sobre o projeto de país que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822.

Exposições

A Câmara também exibe, até o dia 9 de setembro, duas exposições sobre os 200 anos da independência do Brasil:

- A exposição “O movimento da Independência” destaca marcos históricos que permitiram que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarasse o Brasil independente de Portugal. Fatos como a Revolução do Porto, as Cortes de Lisboa, a expulsão das tropas portuguesas do Rio de Janeiro, o Dia do Fico e a administração de José Bonifácio, culminando com o Grito do Ipiranga por D. Pedro, são temas abordados. A mostra está montada no corredor Tereza de Benguela e poderá ser visitada das 9h às 17h. A abertura oficial será nesta terça (28), às 16 horas, no Salão Negro do Congresso, antes do início do seminário.

- A exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil” exibe livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi) e do Arquivo Nacional; medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Casa. A mostra recupera as diversas formas de organização do poder, desde o Império, que tiveram impactos decisivos na formação do país e condicionaram discussões a respeito do sistema de governo até os dias de hoje. Os itens ficarão expostos no Salão Verde, nas vitrines que geralmente guardam os presentes protocolares, e estão abertos à visitação das 9h às 17h.

Animação

Haverá ainda a exibição, a partir desta terça (28), animação artística inspirada nas cinco últimas exposições exibidas no Congresso Nacional, entre 2017 e 2021, em comemoração do Bicentenário da Independência. A projeção imersiva apresenta personagens importantes, como a imperatriz Leopoldina, Dom João VI, José Bonifácio e Dom Pedro I, para contextualizar os fatos que antecederam a emancipação política do país. A animação está no hall da Taquigrafia, no anexo II da Câmara.

Bicentenário da Independência

O seminário, a iluminação, as exposições e a animação fazem parte das ações iniciadas há 5 anos pela Câmara para celebrar os 200 anos de independência do Brasil. Já foram realizados eventos, exposições e publicações abordando fatos históricos, como o bicentenário da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil; a aclamação de D. João VI como monarca do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves; o retorno ao Brasil do conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva - o Patriarca da Independência; os 200 anos da Revolução Constitucionalista do Porto; e a eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa.