25/07/24 - Congresso recebe projeção pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Palácio do Congresso Nacional recebe projeção, nesta quinta-feira (25), das 17h30 às 23h30, pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data marca a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, em 1992, que discutiu propostas para os problemas sofridos pelas mulheres negras. No Brasil, desde 2014, a data marca o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização. 

Todo dia 25 de julho, mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais realizam atividades e se manifestam para fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas. A intenção também é dar visibilidade às injustiças impostas a essas mulheres, além de contribuir para a promoção de políticas públicas que erradiquem o racismo, o machismo e a discriminação. 

Projeção 

Nesta quinta, serão projetadas imagens e frases como “Pela saúde das mulheres pretas”, “saúde”, “equidade”, “respeito” e “dignidade”, para destacar a necessidade de se promover uma saúde mais equitativa e inclusiva para todas as mulheres, especialmente para as que enfrentam desafios ligados a fatores raciais e sociais.