24/05/22 - Câmara entrega, nesta quarta, diplomas aos vencedores do Prêmio Dr. Pinotti
A Câmara realiza amanhã (25), às 10 horas, a solenidade de entrega dos diplomas aos vencedores do Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher de 2022. O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara.
O prêmio é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.
Neste ano, as entidades escolhidas pelo conselho deliberativo da Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados são:
- Associação Ilumina (SP) – atua na cidade de Piracicaba, é especializada em prevenção e diagnóstico precoce do câncer feminino, em especial mama, intestino, pele, boca, colo de útero e cabeça e pescoço;
- Centro de Referência da Saúde da Mulher (RO) – com trabalho em Porto Velho, focada em pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do número de cesáreas desnecessárias e da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, assistência ao climatério e assistência às mulheres negras e população LGBTQIA+;
- Hospital de Amor – Instituto de Prevenção Arapiraca (AL) - atenção voltada especialmente à prevenção e ao diagnóstico de casos de câncer de mama e do colo do útero;
- Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa (HMIB-DF) - é referência no atendimento de casos de endometriose profunda, serviço de reprodução humana, com a utilização de técnicas de reprodução assistida, uroginecologia, gestação de alto risco e medicina fetal, com cuidados paliativos perinatais. É o único hospital da rede pública do DF que conta com UTI Materna; e
- Maternidade Mariana Bulhões de Nova Iguaçu (RJ) - com uma média de 4 mil atendimentos e de 700 partos por mês, a maternidade municipal recebe gestantes de média e alta complexidades. Cerca de 40% delas são de fora de Nova Iguaçu.
Dr. Pinotti
Médico ginecologista, professor universitário e político, Dr. Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira. Foi presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno-Infantil (1975-1988), reitor da Unicamp (1982-1986), e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo. Dr. Pinotti assinou mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.
Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população. Morreu em julho de 2009, aos 74 anos.