24/03/23 - Câmara promove encontro com escritora Eliana Alves Cruz nesta segunda-feira (27)
A convidada do programa “Encontro com a Autora” especial do Mês da Mulher é a premiada escritora, roteirista e jornalista carioca Eliana Alves Cruz, que em 2022 lançou o livro de contos “A vestida” (Malê Editora) e o romance "Solitária" (Companhia das Letras).
O evento ocorrerá na segunda-feira, dia 27, às 17h, no Auditório da TV Câmara, e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. O “Encontro com o Autor” é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e está em sua 46ª edição.
Estreia
Seu romance de estreia, "Água de barrela" (Malê Editora), ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University.
O segundo romance, "O crime do cais do Valongo" (Malê Editora), foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal "O Globo" e chegou à semifinal do Prêmio Oceanos 2019.
O romance "Nada digo de ti, que em ti não veja", lançado em junho de 2020 pela Editora Pallas, recebeu em 2022 prêmio da União Brasileira dos Escritores, e o romance “Solitária”, lançado pela Companhia das Letras em 2022, já está entre os mais vendidos da editora. A autora tem também dois livros infantis: "A copa frondosa da árvore" (Ed. Nandyalae) e "O desenho do mundo" (Ed. Bom de Ler).
Sinopses
Em "A vestida", primeiro livro de contos de Eliana Alves Cruz, ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Contos, a autora tinge um rico painel do Brasil de ontem e de hoje — um país que não se move em questões que são centrais para a maioria de sua população. Crítica social, referências à ancestralidade africana, pesquisa histórica, ironia, insurgência poética e um cuidado com o enriquecimento humano dos personagens marcam a prosa de Eliana.
Já em "Solitária", a autora conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.
Em prosa ágil, Eliana Alves Cruz constrói uma miríade de histórias que revolve o imaginário do trabalho doméstico no Brasil ― ainda tão vinculado à época escravocrata ― e o relaciona a questões contemporâneas urgentes como a pandemia, o debate sobre ações afirmativas e a luta por direitos reprodutivos.
Encontro com a Autora - Eliana Alves Cruz
Data: 27 de março, segunda-feira, às 17h
Local: Auditório da TV Câmara - Câmara dos Deputados - Brasília/DF
Transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube
Entrada franca