23/10/23 - Votação popular do Parlamento Jovem Brasileiro vai até 10 de novembro

Público pode ajudar a escolher os melhores discursos elaborados pelos estudantes. Autores dos 27 textos selecionados participarão da Etapa Nacional em Brasília

A Câmara dos Deputados abre, nesta segunda-feira (23), a votação popular para escolher os melhores discursos elaborados por estudantes durante a Jornada de Aprendizagem Cidadã do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), com o tema "A educação que queremos". 

Inicialmente, foram selecionados quatro discursos de cada estado; nesta etapa, será selecionado apenas um trabalho por Unidade Federativa, e os autores dos 27 discursos viajarão para Brasília para participar da Etapa Nacional do PJB, que ocorrerá em dezembro. Os professores apoiadores acompanharão os estudantes escolhidos e participarão de um encontro de troca de experiências com os demais educadores.  

A votação popular estará aberta até o dia 10 de novembro no portal da Câmara. A seleção final será decidida por uma banca formada por servidores da Câmara, por votação dos estudantes da Jornada e pela votação popular. A avaliação dos servidores representará 60% da nota final, da votação popular e da votação dos pares representarão, cada uma, 20% da nota final. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de novembro. 

Etapa nacional 

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, os 27 estudantes selecionados virão a Brasília para conhecer a Câmara e participar de uma série de atividades, como audiências públicas e o trabalho dos deputados federais. Os estudantes também vão elaborar a Carta do PJB, com a mensagem que querem transmitir aos parlamentares, com suas necessidades e seus sonhos para a educação. 

Sobre o programa 

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para democracia desenvolvido pela Câmara dos Deputados, voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa. 

Podem participar do PJB estudantes entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).