22/09/22 - Congresso é iluminado de verde pelos dias de Doação de Órgãos e da Luta da Pessoa com Deficiência
A iluminação especial na cor verde dos prédios do Congresso desta segunda (26/9) até quarta-feira (28/9) faz parte das ações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e pelo Dia Mundial de Doação de Órgãos (27 de setembro).
No caso da doação de órgãos, o objetivo da data, instituída pela Lei 11.584/2007, é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e estimular as pessoas a conversar com seus familiares e amigos sobre o assunto. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, a doação de órgãos ainda é um assunto polêmico e de difícil entendimento, o que provoca um alto índice de recusa familiar.
Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.
Pessoas com Deficiência
Já o objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei 11.133/2005, é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública ainda são dois pontos centrais que prejudicam a vida de pessoas com deficiência. A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui em nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), a pessoa com deficiência é “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Essa deficiência pode ser física, auditiva, visual, mental ou múltipla.