21/11/22 - Congresso se ilumina de laranja em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher

Nesta segunda (21), a iluminação também marcará o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Em apoio à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, o Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado na cor laranja desta segunda-feira (21) até o dia 30 de novembro. Realizada anualmente em cerca de 150 países, a campanha busca propor medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. 

As atividades, promovidas pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Bancada Feminina do Senado, fazem parte da edição 2022 da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que começa em 25 de novembro e termina no dia 10 de dezembro, data da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

No Brasil, em razão da dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha tem início em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e por isso é chamada de "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", ou ainda “16+5 Dias”.  

A abertura dos eventos será nesta segunda (21), às 18h, no Salão Nobre. Antes, às 15h, haverá sessão solene na Câmara dos Deputados pelo Dia Nacional da Consciência Negra. A programação completa da campanha está disponível na página da Secretaria da Mulher, no Portal da Câmara. 

Doença Pulmonar Obstrutiva

Também no dia 21 de novembro, a iluminação na cor laranja marcará o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade que se manifesta a partir da obstrução das vias aéreas, tornando a respiração difícil. A doença afeta 5% da população. 

Pacientes diagnosticados com DPOC apresentam quadros de dispneia, tosse crônica e história de exposição a fatores de risco para a doença (tabagismo ativo ou passivo, exposição a poluentes e outras fumaças). O diagnóstico correto reduz os sintomas, melhora a qualidade de vida e aumenta a sobrevida do paciente. 

O Dia Mundial da DPOC é organizado pela Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease, com o objetivo de aumentar a conscientização e compartilhar conhecimentos sobre a doença em todo o mundo.