21/11/22 - Câmara realiza sessão solene em homenagem ao centenário do rádio no Brasil
A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (22/11), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene para celebrar os 100 anos da primeira grande demonstração pública de rádio no Brasil, que ocorreu durante a exposição do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, então capital do país. Em 7 de setembro de 1922, o presidente da República, Epitácio Pessoa, realizou um pronunciamento que foi transmitido da Esplanada do Castelo, no centro do Rio, para cidades como Petrópolis, Friburgo e São Paulo, por meio de uma antena instalada no Morro do Corcovado.
A sessão solene, que também destacará o papel da Rádio Câmara na disseminação de informações sobre o Parlamento, será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Série comemorativa
Para celebrar o centenário desse marcante episódio nas telecomunicações brasileiras, a Rádio Câmara vem realizando, desde agosto, uma série de atividades em sua programação, na qual foram inseridos diversos spots comemorativos. No ar há mais de 20 anos, a emissora tem desempenhado relevante papel na divulgação de informações sobre o Poder Legislativo, por meio de diferentes plataformas – em especial a Rede Legislativa de Rádio e TV e a Radioagência Câmara –, que atendem a mais de 2.600 rádios parceiras em todo o Brasil.
Cidadania
A Rádio Câmara (FM 96,9 MHz) iniciou suas transmissões em Brasília em 20 de janeiro de 1999, com o objetivo de dar transparência aos trabalhos da Câmara dos Deputados. A emissora transmite as votações em Plenário, as reuniões das comissões e as sessões do Congresso.
A Rádio leva ao ar diariamente programas voltados à formação de cidadania, campanhas de utilidade pública e uma programação cultural e musical comprometida com a diversidade do país. Além disso, é responsável pela produção das notícias sobre a Câmara na Voz do Brasil. Todo o material produzido pela emissora está disponível na Internet para livre reprodução e download. Também é possível acompanhar a programação em podcast ou por meio de redes sociais como Twitter e Facebook.