21/07/23 - Câmara lança versão digital da exposição sobre papel da Bahia na independência do Brasil

A Câmara dos Deputados disponibiliza, a partir desta semana, a versão digital da exposição “Dois de Julho: 200 anos da Independência do Brasil na Bahia”. A mostra traz fotos, ilustrações e textos, além de outras informações e imagens sobre a participação da Bahia nas guerras pela emancipação política do Brasil.

As guerras de independência da Bahia provocaram grande impacto na população do Recôncavo Baiano, atingindo muitas cidades e tirando a vida de milhares de soldados, tanto baianos quanto portugueses. Envolveram-se na resistência homens da elite da Bahia, escravizados, indígenas e caboclos.

A mostra apresenta personagens que tiveram papel decisivo no processo de independência como D. Pedro I, José Bonifácio de Andrada, Gonçalves Ledo, José Clemente Pereira, Pierre Labatut e Thomas Alexander Cochrane, e também de pessoas anônimas.

Os confrontos também tiveram participação decisiva de mulheres, entre as quais se destacaram: Sóror Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. Maria Graham, escritora inglesa, registrou em seu diário de viagem impressões importantes desse momento histórico, enquanto Urânia Vanério, aos 10 anos de idade, descreveu o conflito entre brasileiros e portugueses, no panfleto "Lamentos de uma baiana".

Além dessas personagens, outra mulher de grande importância para o contexto foi a Princesa Leopoldina, que assumiu a regência durante a viagem de D. Pedro a São Paulo e foi responsável por convocar a sessão extraordinária de 2 de setembro de 1822, que decidiu a separação definitiva de Brasil e Portugal.