20/05/22 - Congresso Nacional retoma visitas guiadas aos finais de semana e feriados

O programa de visitação institucional do Congresso Nacional retomou as visitas guiadas nos finais de semana e feriados, com saídas de grupos a cada meia hora, das 9h às 17h30. Após dois anos fechada devido à pandemia de Covid-19 – e operando em caráter experimental desde o início deste mês –, a visitação ​aos sábados, domingos e feriados ao Palácio do Congresso Nacional será efetivamente reativada a partir de amanhã (21/5).

As visitas são gratuitas, abertas ao público em geral e não precisam ser agendadas para os finais de semana e feriados. A entrada do visitante ocorre pela rampa do Salão Negro. Os estrangeiros têm uma opção de visita no idioma inglês, e os deficientes auditivos contam com um horário para a versão em libras.

Nos dias úteis, as visitas espontâneas – sem necessidade de agendamento – estão disponíveis das 9h às 17h. O visitante deve registrar sua entrada no Salão Branco, área conhecida como “Chapelaria”. Além das visitas em inglês e libras, há também a opção no idioma espanhol.

Já nas visitas agendadas, que ocorrem nas segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, igualmente a cada meia hora, é possível escolher previamente o idioma em que se quer fazer a visita: inglês, francês, espanhol ou libras. O agendamento neste caso deve ser feito, no mínimo, um dia útil antes da data desejada para a visita. No entanto, o estrangeiro que não tiver agendado pode acompanhar a visita guiada em português, usando o roteiro impresso em seu idioma.

Roteiro

Nos salões e corredores da Câmara e do Senado estão expostas obras de arte de valor inestimável. São esculturas, quadros, painéis e outras criações de artistas como Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Oscar Niemeyer, entre outras. Os visitantes também têm oportunidade de conhecer os Salões Verde e Azul e os plenários das duas Casas Legislativas.

 

SERVIÇO

Visitas espontâneas:

Sábados, domingos e feriados: 

  • Saídas a cada meia hora, das 9h às 17h30, saindo do Salão Negro. Nesses dias, a entrada é pela rampa do salão.
  • Visitas em inglês às 10h15 e às 16h15
  • Visitas em libras às 12h15

 

Segundas e sextas-feiras

A cada meia hora, das 9h às 17h.

  • Visitas em inglês: às 10h15 e 16h15
  • Visitas em espanhol: às 12h45
  • Visitas em libras: às 12h15

Entrada pelo Edifício Principal, na área conhecida como "Chapelaria".


Visitas agendadas:

  • Para grupos entre 15 e 40 pessoas
  • Quando o visitante optar por agendar visita em inglês, espanhol, francês ou libras 
  • Ocorrem nas segundas, quintas e sextas-feiras para o público em geral e estudantes e, nas terças e quartas, apenas para estudantes​

 

Mais informações na página do Programa de Visitação Institucional no portal do Congresso Nacional.