19/08/22 - Congresso se ilumina de laranja pela Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Lei sancionada em 2017 define o período de 21 a 28 de agosto para promoção de ações de conscientização

O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor laranja, de 21 a 23 de agosto, em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei 13.585/2017. Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, a intenção é envolver a população na luta pela eliminação dos obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência e a inclusão delas na sociedade. 

A deficiência intelectual é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que prejudica a capacidade de aprender, de realizar tarefas do dia a dia e de interagir com o meio em que vive. A deficiência múltipla associa duas ou mais deficiências primárias como física, visual, intelectual ou auditiva na mesma pessoa, que dificultam a autossuficiência. 

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Isso equivale a quase 24% da população com algum grau de dificuldade como enxergar, ouvir, caminhar ou deficiência intelectual.