18/11/22 - Câmara inaugura exposição em homenagem aos dez anos da Lei de Cotas
Para marcar o Mês da Consciência Negra e os dez anos da Lei de Cotas no Brasil (Lei 12.711/ 2012), a Câmara dos Deputados inaugura na segunda-feira (21/11) a exposição “Afirmativas! A história das cotas no Brasil”.
Organizada pelo Centro Cultural da Casa, a mostra fica em cartaz no Corredor Tereza de Benguela até 12 de janeiro, e resgata a história da política de ações afirmativas, que tem como objetivo reparar a dívida do país com os negros e os povos originários.
A Câmara realizará ainda sessão solene sobre o tema no mesmo dia, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães.
Exposição
A exposição destaca os pioneiros do movimento negro, que dedicaram suas vidas ao enfrentamento do racismo e à ampliação de oportunidades. Apresenta também depoimentos de universitários cotistas, além de mencionar coletivos de estudantes que lutam para consolidar as conquistas das cotas e a defesa da igualdade social para os segmentos que contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural do país.
Desde sua instituição, o sistema de cotas tem transformado o perfil dos estudantes universitários de instituições públicas do país e renovado o pensamento nacional, com a formação de uma nova geração de pesquisadores, que agregam valores com novos saberes e diferentes perspectivas.
Serviço
Exposição “Afirmativas! A história das cotas no Brasil”
Visitação: 21 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, das 9h às 17h
Corredor Tereza de Benguela
Abertura oficial
22 de novembro, às 17h
Hall da Taquigrafia
Sessão solene
21 de novembro, às 15h
Plenário Ulysses Guimarães