18/05/22 - Iluminação laranja no Congresso lembra dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
O Palácio do Congresso Nacional recebe, nesta quarta-feira (18), iluminação especial na cor laranja em celebração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, 18 de maio, foi instituída pela Lei 9.970/00 para lembrar o assassinato da menina Araceli Crespo, sequestrada, violentada e morta no ano de 1973 aos 8 anos de idade, no Espírito Santo. A ação integra a campanha Maio Laranja, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de medidas preventivas contra esse tipo de crime.
Segundo balanço realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no ano passado foram registrados 18.681 casos ligados à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2022, já houve 4.486 denúncias. Os números, entretanto, podem ser bem maiores, se forem consideradas as subnotificações. Pesquisas estimam que menos de 10% desse tipo de crime sejam denunciados às autoridades.
Levantamento de 2021 mostra que o cenário da violação aparece com maior frequência na residência da vítima e do suspeito, quando moram juntos, seguido pela casa da vítima e pela casa do suspeito. Entre os principais suspeitos estão o padrasto, a madrasta, o pai e a mãe da vítima.
Como denunciar
O Disque 100 é o canal indicado para denúncias de abusos contra crianças e adolescentes. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, a qualquer dia e hora, incluindo finais de semana e feriados, por meio de discagem direta e gratuita feita de telefones fixos ou celulares.