15/06/22 - Iluminação verde e vermelha do Congresso lembra Dia de Conscientização sobre as Amiloidoses
O Congresso Nacional fica iluminado nas cores verde e vermelha, na quarta (15) e na quinta-feira (16), pelo Dia de Conscientização sobre as Amiloidoses - grupo de doenças raras, causadas pelo depósito de proteínas insolúveis no corpo. Ao contrário das proteínas normais do corpo, que são degradáveis, essas proteínas insolúveis se depositam nos órgãos e tecidos, causando danos. Existem pelo menos 23 proteínas diferentes relacionadas à doença.
O diagnóstico das amiloidoses é difícil, pois os sinais e sintomas se confundem com os de outras doenças. A identificação é feita a partir da exclusão de outras doenças, e pode ser confirmada por meio de uma biópsia de células de gordura abdominal.
As terapias disponíveis dependem do tipo de amiloidose e dos órgãos afetados, além do quadro clínico e da idade do doente. Em geral, o tratamento envolve, no primeiro momento, o controle dos sintomas e, em seguida, medicamentos para interromper a produção da proteína que gera a doença, a fim de melhorar o funcionamento do órgão afetado.