14/06/22 - Câmara se ilumina de vermelho pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

 

A Câmara dos Deputados fica iluminada de vermelho, nesta terça-feira (14), em apoio ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que neste ano traz o slogan “Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas”. A ação integra a campanha Junho Vermelho, criada pelo Ministério da Saúde em 2015 com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue, além de prestar uma homenagem aos doadores. 

Segundo o Ministério da Saúde, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Embora o índice esteja dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a intenção é estimular mais pessoas a doarem regularmente, de forma a manter os estoques em níveis seguros.

Para doar

Para doar sangue, a pessoa deve ser saudável; ter entre 16 e 69 anos de idade, com peso mínimo de 50 kg (abaixo de 18 anos necessita de autorização dos pais); não estar em jejum; evitar alimentos muito gordurosos pelo menos até três horas antes da doação, entre outros critérios. Não podem doar sangue pessoas com febre; com gripe ou resfriado; com anemia; com tatuagem ou piercing há menos de 6 meses; grávidas; entre outros.

São impedimentos definitivos para a doação de sangue: ter tido hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial de hepatites B ou C, HIV, HTLV, malária e doença de Chagas; e fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Vacinados

Segundo a Fiocruz, para quem recebeu a vacina da gripe, recomenda-se que aguarde 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra a Covid-19, o recomendado é aguardar até sete dias para doar sangue, a depender do imunizante. Vacinados com a CoronaVac, por exemplo, podem doar 48 horas após a aplicação.

Os doadores com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem esperar 10 dias após estarem completamente recuperados da doença. Indivíduos assintomáticos com o teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, também devem aguardar 10 dias para doar. Aqueles que tiveram contato com uma pessoa que testou positivo para Covid-19, devem esperar sete dias antes de fazer a doação, contando a partir do último dia de contato com a pessoa.

Para saber onde doar, o Ministério da Saúde traz em seu portal uma lista dos hemocentros existentes em todo o Brasil.