12/11/19 - Plenarinho abre inscrições para educadores no Câmara Mirim de 2020

Podem participar educadores que trabalham com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Redação sobre os 30 anos do ECA deve ser enviada até 17 de janeiro.

Estão abertas as inscrições para educadores que desejam participar da edição do Câmara Mirim 2020 - ação de educação política da Câmara dos Deputados em que estudantes simulam a atividade parlamentar e vivenciam a democracia por meio do debate de ideias.

Os interessados devem enviar uma redação com o tema “ECA 30 anos – conquistas e desafios”. No texto sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que serão completados em 2020, os educadores devem descrever como pretendem promover a reflexão sobre o assunto e ações concretas com os estudantes no contexto da escola e da comunidade. As redações devem ser enviadas até 17 de janeiro de 2020 para o e-mail camaramirim@camara.leg.br.

Podem participar da seleção educadores que estejam atualmente trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, seja como professor de escola pública ou particular ou como profissional que trabalhe com programas de educação em câmaras mirins municipais – projeto desenvolvido pelos municípios para o público infantojuvenil. Serão selecionados 6 novos educadores e 4 educadores parceiros, que terão o direito de trazer até 30 alunos para participar dos dois dias de atividades do Câmara Mirim 2020, com data prevista para ocorrer entre 22 e 23 de outubro de 2020. Neste caso, as despesas serão custeadas pelos próprios participantes.

Modalidades

Pelo segundo ano seguido, os educadores poderão escolher entre duas modalidades para se inscrever: educadores parceiros - para todos aqueles que já participaram de outras edições do Câmara Mirim ou do programa de formação Missão Pedagógica no Parlamento, da Câmara dos Deputados; e novos educadores - para os que nunca participaram de nenhum dos dois.

Serão selecionadas as 10 melhores redações da modalidade novos educadores. Estes dez serão automaticamente inscritos para participar do curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”, oferecido pela Câmara dos Deputados, no período de 10 de fevereiro a 6 de abril. Dos 10 inscritos, aqueles que tiverem as 6 melhores notas garantirão as vagas de seus estudantes. Os demais comporão lista de espera para participação no Câmara Mirim.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um programa educativo de simulação do processo legislativo promovido pelo Plenarinho – o programa de relacionamento da Casa com o público infantojuvenil.  Durante dois dias, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil vêm a Brasília para viver, na prática, a experiência de serem parlamentares, que inclui desde a elaboração dos projetos de lei até o debate nas comissões e a votação em Plenário.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento do Câmara Mirim 2020, disponível no Portal Plenarinho.

 

 

 

 

Ações do documento