12/09/19 - Câmara abre inscrições para seminário sobre fake news, redes sociais e democracia

Estão abertas as inscrições para o Seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, que a Câmara dos Deputados realiza nos dias 25 e 26 de setembro no Auditório Nereu Ramos. O evento foi organizado pela Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid), em parceria com a Procuradoria Parlamentar e a Secretaria da Transparência (Setran).

Direcionado a parlamentares, servidores, comunidade acadêmica, organizações afins ao tema, grupos da sociedade civil e organismos internacionais, o seminário tem como objetivo compreender e discutir os desafios ligados ao uso da Internet e das fake news para fins políticos, e propor soluções para fortalecer os mecanismos democráticos.

Entre os temas que serão debatidos estão: a relação entre fake news, desinformação e liberdade de expressão; o combate a este fenômeno no Parlamento; a difusão de notícias falsas num cenário de polarização na sociedade; e o combate à desinformação por meio da educação midiática.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, Orlando Silva; o procurador parlamentar, deputado Luiz Tibé, e o secretário de Transparência, Roberto de Lucena, participam da cerimônia de abertura.

As inscrições são gratuitas. Confira a programação aqui.