11/12/19 - Câmara lança hoje campanha contra a violência política de gênero

A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (11), às 14h, no Salão Verde, uma campanha sobre violência contra mulheres na política. Organizada pela Secretaria da Mulher, pela Primeira-Secretaria e pela Liderança da Minoria, o objetivo da campanha é discutir mecanismos que estimulem a participação das mulheres nos espaços e processos políticos e combatam a violência política de gênero.

Esse tipo de violência repete situações vividas historicamente por mulheres, como a desqualificação moral, a depreciação, o uso de estereótipos, as piadas e a falta de igualdade de oportunidades. A Câmara tem hoje 76 deputadas federais, o que representa 15% das cadeiras, em um país onde 51% do eleitorado é composto por mulheres.  Segundo a União Interparlamentar – organização internacional dos parlamentos –, esse percentual torna o Brasil uma das piores nações em termos de representatividade política feminina – 10 pontos percentuais a menos que a média global.

Ato de lançamento
Participarão do evento a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali; a coordenadora-geral da bancada feminina, deputada Professora Dorinha; a primeira-secretária, deputada Soraya Santos; e o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Orlando Silva. Durante o evento, será exibido um vídeo sobre a campanha e a violência política de gênero.

Serviço
Evento: Ato de lançamento de campanha contra a violência política de gênero
Data: Quarta-feira (11/12)
Horário: 14h
Local: Salão Verde