11/10/25 - Câmara condecora prefeitos que se destacaram na alfabetização infantil

A Câmara dos Deputados realizará na próxima quarta-feira (17/12) a cerimônia de concessão da Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças a 78 chefes de Executivo municipais – três em cada unidade da federação – que se destacaram no combate ao analfabetismo no segmento infantil. A cerimônia ocorrerá durante a sessão solene com início previsto para as 10h30 no Plenário Ulysses Guimarães. Além da medalha, os vencedores receberão um diploma de menção honrosa.

Critérios

O Indicador Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o principal critério de avaliação para concessão da honraria. O Brasil ocupa uma das últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e no desempenho de leitura.

O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam bons resultados são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos; e inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

Com periodicidade anual, a premiação é organizada pela Segunda-Secretaria da Casa e está na sua primeira edição. A lista com os nomes dos prefeitos e prefeitas agraciados está disponível na página da premiação no portal da Câmara.