10/10/22 - Galeria Décimo da Câmara dos Deputados recebe a exposição “A linguagem da serpente”

Com formação em arte por institutos londrinos, o artista Rodrigo Garcia Dutra associa em suas obras teorias da física quântica com mitos indígenas

A Galeria Décimo, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, recebe a exposição “A linguagem da serpente”. A mostra, que vai do dia 10 de outubro a 10 de novembro, exibe obras do artista Rodrigo Garcia Dutra, com técnicas e formatos variados, como um políptico em 12 peças de madeira, composições digitais impressas em tecido de microfibra, vídeo, impressões fotográficas de trabalhos em papel e telas a óleo, grafite, argila e acrílica sobre tela.

O artista explica que seus trabalhos mais recentes associam a teoria das cordas e supercordas da física quântica (em que o universo é composto de formas sinuosas que vibram e criam matéria, luz, som e cor em ressonância) com mitos indígenas que reverenciam a serpente como uma divindade cósmica.

Em sua pesquisa artística, Rodrigo constrói uma coleção de fatos, objetos encontrados, presentes e lugares por onde viajou. Ele retrabalha esses elementos a partir de desenho, pintura, fundição de bronze, pinceladas de carvão, edição de vídeo e arranjo/rearranjo no espaço.

O artista

Rodrigo Garcia Dutra nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Possui Master Fine Arts pela Central Saint Martin of Art and Design, Londres, Reino Unido (2009), e Master em Escultura no Royal College of Arts, em Londres, Reino Unido (2014).

Recebeu prêmios da Fundação Bienal de São Paulo, do Programa Brasil Arte Contemporânea e participou de exposições presenciais e on-line em São Paulo, Londres e Lisboa. Tem obras adquiridas por vários museus e participou de programas no Brasil, na Alemanha e em Portugal. Foi indicado por três anos consecutivos ao prêmio Pipa (2015, 2016 e 2017).

Serviço

Exposição: A linguagem da serpente, de Rodrigo Garcia Dutra

Local: Galeria Décimo – Anexo IV da Câmara dos Deputados

Visitação: de 10 de outubro a 10 de novembro de 2022, de segunda a sexta, das 9h às 17h, Entrada franca