03/10/19 - Câmara inaugura exposição fotográfica Identidades Ameaçadas

São retratos de infâncias deslocadas: algumas se perdem no mar, nos desertos, nas periferias; outras, em sertões áridos, sem água e sem pátria, à margem da sociedade

A Câmara dos Deputados inaugura na segunda-feira (7/10), no Espaço do Servidor, a exposição Identidades Ameaçadas. A mostra apresenta o trabalho das fotógrafas Franca Vilarinho e Sonia Fattori sobre crianças herdeiras de culturas, tradições e raízes de civilizações que correm sério risco de desaparecer, forçadas a se deslocar em razão da globalização, das desigualdades sociais e das guerras. São imagens de comunidades esquecidas no Brasil, em Burkina Faso, no Mali, na Índia e na Itália.

Maranhense radicada em Brasília, Franca Vilarinho revela os olhares de meninos e meninas do Quilombo Kalunga, do norte de Goiás. Registra também a vida dos índios, com seus coloridos milenares e seus hábitos culturais, e retrata os ciganos, nômades que vivem deslocados e não se misturam, na tentativa de preservar suas tradições. 

O trabalho da italiana Sonia Fattori – formada na Escola de Artes e Ofícios Giovanni da Udine – busca construir uma ponte entre o fotografado e seu observador. Seus registros sobre a vida em Burkina Faso, no Mali e na Índia apresentam olhos vívidos de alegria,  de tristeza, de cores imersas na pobreza absoluta, onde o pouco contenta. Sonia registrou também o sofrimento dos que são obrigados a fugir do próprio país, chegando em Lampedusa, na Itália, porta de entrada da Europa, cheios de esperanças e sonhos.

www.francavilarinho.com.br

www.soniafattori.it

www.camara.leg.br/centrocultural

Serviço

Exposição Identidades Ameaçadas

Data: de 7 a 30 de outubro

Horário: das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados

Ações do documento