02/07/2019 - Câmara abre inscrições para o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental

Nome do prêmio homenageia médica psiquiatra reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil

Estão abertas, até o dia 16 de julho, as inscrições para o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental, uma iniciativa da Câmara dos Deputados para reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que promovam políticas de respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade. O diploma de menção honrosa será concedido a até cinco homenageados. 

Cada deputado pode indicar uma pessoa física ou jurídica, e os agraciados serão escolhidos por um conselho deliberativo integrado pelo presidente da Câmara, o segundo-secretário e 10 membros titulares da Comissão de Seguridade Social e Família. O resultado deve ser anunciado em agosto, e a entrega dos diplomas será realizada em outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental (10/10). 

O nome do prêmio homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Desde sua formação, ela condenava tratamentos como o confinamento em hospitais psiquiátricos e o eletrochoque.

Mais informações estão disponíveis no portal da Câmara.