02/06/22 - Canal de checagem Comprove tira dúvidas sobre notícias relacionadas à Câmara

Objetivo da ferramenta é evitar a propagação de fake news, contribuindo com a defesa da democracia.

A Câmara dos Deputados oferece um canal exclusivo de checagem de notícias relacionadas à Casa. O Comprove inclui a Câmara entre as instituições que buscam combater notícias falsas, também conhecidas como fake news, ilegalidade que representa uma potencial ameaça à democracia. O canal permite que o cidadão possa tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites da internet. 

Desde seu lançamento, em setembro de 2019, o canal já checou mais de 130 informações, a maioria a partir de demandas enviadas pelos cidadãos. Entre elas, destacam-se as que mostraram ser fato a tramitação de proposta que suspende anuidade de conselhos de classe e de projeto que simplifica a realização de exames médicos para habilitação de motoristas

Dos questionamentos levantados pelos cidadãos, o Comprove mostrou serem falsas as notícias de que deputados federais recebem 14º e 15º salários e de que os parlamentares podem se aposentar depois de um mandato, sendo esta última checagem a que mais teve visualizações dentre todas do canal. No total, a página do Comprove alcançou mais de 150 mil visualizações desde seu lançamento. 

Como funciona

Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário pode consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, à estrutura e à administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental. 

Além de enviar a resposta diretamente ao cidadão por WhatsApp, a Câmara publica as demandas de maior interesse na página do Comprove, no portal da instituição e nas redes sociais, facilitando o processo de verificação das fake news. Cada ocorrência leva os selos "É fato", "É falso" ou "É impreciso", com a respectiva explicação. Na página do Comprove, o usuário também é orientado sobre boas práticas de uso da rede mundial de computadores, para não se deixar enganar por desinformação e mentiras. 

Os interessados devem enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações a serem checadas. Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, assim como conceitos amplos, opiniões e tendências. 

Parceria nas eleições

Recentemente, a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral firmaram parceria para o enfrentamento da desinformação nas eleições. O termo de cooperação tem como objetivo combater as fake news e garantir a legitimidade e a integridade do pleito de outubro. 

As instituições se comprometem a realizar atividades voltadas à conscientização da ilegalidade das práticas de desinformação e a adotar medidas para desestimular e denunciar condutas ilegais em campanhas, como o envio em massa de mensagens de propaganda política em desacordo com a legislação. 

A parceria também prevê a defesa da integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação, assim como a difusão de conteúdos oficiais produzidos pelo TSE, incluindo serviços úteis ao eleitor.

Atendimento do Comprove

- Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília), exceto feriados.

- O canal é exclusivo para recebimento de mensagens via WhatsApp. Não serão atendidas ligações telefônicas.

- Cadastro: para o adequado atendimento da demanda, alguns dados serão requeridos durante o atendimento, como nome completo, cidade, estado e e-mail pessoal.​