02/03/21 - Câmara relembra primeiras eleições de deputados em comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

Desde 2017 a Casa promove atividades para lembrar o bicentenário, que será celebrado em 2022.

A Câmara dos Deputados retoma, nesta quarta-feira (3), a programação de atividades comemorativas pelo bicentenário da independência do Brasil, a ser celebrado em 2022. O tema escolhido para este ano, a eleição de deputados brasileiros para as cortes de Lisboa, será lançado em um evento às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Na ocasião, também será lançada a logomarca da Comissão Especial Curadora dos 200 anos da Independência do Brasil.


Desde 2017, a Casa vem realizando diversas atividades em alusão à data. Naquele ano, a Câmara lembrou os 200 anos da chegada da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, personagem importante no processo separatista. Em 2018, foi a vez dos dois séculos da aclamação de Dom João VI como rei no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Um ano depois, o homenageado foi José Bonifácio de Andrada e Silva. Em 2020, foi lembrada a Revolução Constitucionalista do Porto.


As informações sobre as primeiras eleições de deputados brasileiros estão na página 200 anos de independência do Brasil, no portal da Câmara, que traz tudo sobre as comemorações do bicentenário.