Especial Direitos Humanos

Programas da TV Câmara

20/11/2019 - 14h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/11/2019 - 14h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

TV Câmara homenageia Dia Nacional da Consciência Negra

Turismo.gov.br
Turismo.gov.br
Maioria da população brasileira, negros e pardos ainda precisam ser enfrentar dificuldades para superar a desigualdade racial no Brasil. De acordo com o IBGE, em 2018, os trabalhadores brancos receberam, em média, cerca de 75% a mais do que os pretos e pardos.

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a TV Câmara resgata alguns programas premiados sobre a história, a cultura e os problemas enfrentados pelos negros no Brasil. Assista e compartilhe!

  • Documentários –

Raça Humana: https://bit.ly/2D56asH.

O documentário Raça Humana, Prêmio Vladimir Herzog 2010, fala sobre a implantação das cotas raciais nas universidades. Direção: Dulce Queiroz

Brasil Football Club – A história do futebol brasileiro: https://bit.ly/2QFsRf9.

Brasil Football Club conta a história da chegada do futebol ao Brasil e de como a relação dos brasileiros com a bola foi sendo construída, marcada pelo racismo e subvertida pelo talento. Direção: Dulce Queiroz e Roberto Stefanelli.

Abdias do Nascimento – Ativista social brasileiro: https://bit.ly/34deySQ.

Abdias do Nascimento, um dos maiores ativistas pelos direitos dos negros no Brasil, foi deputado federal e senador, tendo apresentado diversos projetos para reduzir a desigualdade racial no Brasil, como medidas compensatórias que resultaram no Estatuto da Igualdade Racial e no sistema de cotas raciais. Roteiro e Direção: Fernando Brito (Bola)

Diálogo com Joaquim Nabuco: https://bit.ly/2D3ucEj.

Joaquim Nabuco, um dos principais articuladores da abolição da escravatura, foi jornalista, parlamentar, diplomata e escritor. Sua história é contada por Thiago, jovem universitário que simboliza o ideal que os abolicionistas ensejavam para os descendentes dos escravos libertos. Roteiro e Direção – Marcya Reis

  • Mini-Documentários –

Melanina Sim – Racismo e Estética Negra: https://bit.ly/346c6O3

O fotógrafo Luiz Ferreira produz imagens que valorizam a estética negra e ajudam no combate ao racismo.

Melanina Sim – Racismo nas Artes Cênicas: https://bit.ly/2QDvaPx

Tuanny Araújo criou o grupo de teatro Embaraça junto com outras atrizes negras, para enfrentar o racismo e conseguir protagonizar.

Melanina Sim – Cultura e Esporte para enfrentar a violência: https://bit.ly/2CZfRc5

Após presenciar amigos serem vítimas e autores de atos violentos, Gabriel Fidelis criou o Coletivo Vamos Junto com amigos de Luziânia, cidade de Goiás que possui o 5º maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência do Brasil.

Melanina Sim – Superação do racismo na Educação: https://bit.ly/37neQIY

Ex catador de lixo, o advogado Marivaldo Pereira a trajetória que lhe permitiu superar a exclusão social e trabalhar como professor voluntário em curso pré-vestibular gratuito para jovens de periferia.

Direção: Guilherme Bacalhao

Especial Direitos Humanos

Documentários curtas-metragens realizados especialmente para o Marco Universal dos Direitos Humanos. As realidades ligadas à garantia, ou a falta, de Direitos Humanos no Brasil.

NOSSAS REDES