Curta Maria da Penha

Programas da TV Câmara

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/04/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Nós também podemos (SP)

Dentre os cinco vídeos vencedores da 8ª edição do concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha, promovido em parceira com o Banco Mundial e o Facebook, e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, está o o vídeo “Nós também podemos”, vencedor na região Sudeste.

O curta foi realizado pela aluna Giovana Zanôni Benatti, de Bariri (São Paulo), orientada pela professora Édi Maria Canhetti, da Cooperativa Educacional de Bariri – COEBA. Giovana revelou que a mensagem principal do vídeo é de que as vítimas não estão sozinhas: “Parece absurdo, mas é recorrente em nossa sociedade vermos que, todos os dias, mulheres morrem apenas pelo fato de serem mulheres. Através da arte, queremos mostrar que essa luta não é sobre o ‘eu’, mas sobre o ‘nós’. Queremos ajudar as próximas gerações de mulheres a não passarem mais por isso”, reforçou.

Curta Maria da Penha

Em 2013, a Lei Maria da Penha completou sete anos de existência. Para comemorar o feito e lembrar a importância da norma, a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Banco Mundial, promoveram o 1º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, que premiou as cinco melhores produções audiovisuais com histórias relacionadas ao tema. O concurso, que selecionou 22 produções inéditas para a fase final, recebeu documentários produzidos em todo o Brasil. São filmes que retratam os dramas vividos por mulheres que sofreram violência doméstica. Assista aqui aos cinco curtas selecionados.

NOSSAS REDES