Participação Popular

Programas da TV Câmara

01/07/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/07/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Alcoolismo na adolescência

Apesar da lei que criminaliza a venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos, os adolescentes, principalmente as meninas, estão experimentando e bebendo mais. De acordo com a última pesquisa realizada em 2015 pelo IBGE, a idade média de consumo entre os adolescentes é de 12,5 anos. Casos de embriaguez, chamados de BPE (Beber Pesado Episódico), aumentaram de aproximadamente 13% para 20% entre 2010 e 2016. Responsáveis pelo aumento de consumo, as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do álcool e o cérebro dos adolescentes ainda não está completamente desenvolvido, o que torna o problema ainda mais preocupante.
Os dados foram divulgados recentemente pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – baseados em pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, IBGE e Organização Mundial da Saúde.
O Participação Popular recebe especialistas para tentar compreender esse comportamento e ajudar os pais e responsáveis a prevenir e lidar com a questão.

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar, ao vivo, segunda-feira, das 13h às 14 horas na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Convidados:

1- Monica Mulatinho - médica hebiatra / ex-chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente do GDF;
2- Joao Bezerra – psicólogo / colaborador do AA -Alcóolicos Anônimos do Brasil
3 - Por Skype: Erica Siu - especialista em dependência química pelo Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA), da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool)

4 - Por telefone, de Boa Vista: deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR)

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação - Fabrício Rocha
Direção - Iroã Simões
Repórter - Marcelo Westphalem
Produção - Rosana Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES