Participação Popular

Programas da TV Câmara

03/06/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/06/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mobilidade urbana: Os patinetes elétricos chegaram para ficar?

O patinete elétrico chegou para ficar, certo? Errado: chegou para andar, ou melhor, rodar em espaços curtos. Ele segue a lógica das bicicletas compartilhadas: o usuário baixa um aplicativo e sai por aí, pagando uma taxa pelo tempo de uso. Visto por muitas pessoas como uma opção prática, ecologicamente correta e, por que não? Também divertida, a novidade também traz preocupações. Especialistas em saúde e trânsito entendem que o aumento dos transportes alternativos precisa ser acompanhado de medidas de segurança como ciclovias específicas e o uso obrigatório do capacete. Em São Paulo, um decreto da prefeitura obrigou as empresas a fornecer o capacete e impôs outras regras como circular e estacionar em vias específicas e em velocidade controlada. As multas altas para quem não cumprir as regras podem recair sobre as empresas, que não se conformam e alegam que as normas podem inviabilizar o serviço. O certo é que as nossas cidades não estão totalmente preparadas para receber os patinetes, e a questão precisa ser debatida entre sociedade, fabricantes e poder público.

Convidados:

1 - Valter Casimiro Silveira - secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal;
2 - Rômulo Ribeiro - professor do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e Coordenador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Brasília.

Participação do assessor do Detran-DF, Glauber Peixoto, no link.

Por telefone: (RJ) Deputado Federal Hugo Leal (PSD/RJ) - titular da Comissão de Viação e Transportes;

Por telefone: (SP) Deputado Federal Vinicius Poit (NOVO/SP) - sobre projeto de lei para normatizar o uso dos patinetes elétricos em nível federal.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação - Fabrício Rocha
Direção - Iroã Simões
Repórter - Cláudio Ferreira
Produção - Rosana Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES