28/01/2019 13h00

Escorpiões: como prevenir e o que fazer em caso de picadas?

O Participação Popular vai explicar como prevenir e tratar picadas de escorpiões, onde se proliferam e quais os tipos mais comuns encontrados nas cidades brasileiras. Participe!

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

No Brasil, o clima quente e a umidade formam um ambiente favorável para a reprodução de escorpiões. O Ministério da Saúde registrou, em 2018, 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país. Diversos municípios brasileiros continuam enfrentando os problemas causados pelas picadas desses animais da classe dos aracnídeos. Eles estão entre os animais terrestres mais antigos do planeta e estão em todas as regiões, menos a Antártida. São mais de 2000 espécies no mundo, sendo que no Brasil há em torno de 140 espécies descritas.

O Participação Popular vai explicar como prevenir e tratar picadas de escorpiões, onde se proliferam e quais os tipos mais comuns encontrados nas cidades brasileiras, como o escorpião amarelo e o escorpião preto.

Convidados:

- Reuber Albuquerque Brandão – biólogo e orientador dos programas de pós-graduação em Ciências Florestais e Zoologia da UnB. Membro da rede de especialistas em conservação da natureza da Fundação Grupo O Boticário;

- Leandro Machado - médico infectologista, professor de Medicina do UniCEUB.

A repórter Verônica Honório faz entrevistas no centro de Brasília.

Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabrício Rocha