Participação Popular

Programas da TV Câmara

08/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

De olho no seu deputado: o que faz e como acompanhar o trabalho do parlamentar

A população quase não vê ou se esquece de acompanhar a atuação dos deputados federais que, junto com os senadores, compõem o Congresso Nacional. 513 deputados federais eleitos, ou reeleitos, vão tomar posse em fevereiro do ano que vem, em mandados que duram 4 anos.

Os deputados representam a população e são responsáveis por propor, discutir e aprovar leis que mexem com a vida de todos os cidadãos, além de fiscalizar e aprovar o orçamento enviado pelo Governo.

Existem vários tipos de propostas legislativas que passam pela Câmara, como os Projetos de Leis e as Medidas Provisórias.

Os deputados participam de votações e discussões no Plenário, participam de comissões, despacham em seus gabinetes, recebem pedidos de eleitores, de instituições e setores sociais e econômicos. Eles podem, inclusive, autorizar o processo de impedimento do Presidente da República.

Para isso, cada deputado pode ter uma equipe de até 25 funcionários em seu gabinete, ajuda de custo para despesas, além do salário.

Nesse programa, vamos explicar o que faz o Congresso Nacional e como você pode acompanhar o trabalho do seu deputado, através dos canais de participação.

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

- Ana Marusia Lima - diretora da Coordenação de Participação Popular (CPP) da Câmara dos Deputados;

- Pedro Vilanova – membro da Operação Serenata de Amor;

- Antônio Augusto de Queiroz - diretor do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES