Participação Popular

Programas da TV Câmara

04/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Sexo desprotegido

A cada 17 segundos, uma pessoa é infectada com o vírus HIV no mundo. No Brasil, estima-se que 830 mil pessoas tenham o vírus. Embora o País seja considerado referência no tratamento e prevenção da doença, dados do Ministério da Saúde alertam para um avanço da infecção entre jovens (15 a 24 anos) e idosos. Entre 2006 e 2015, por exemplo, o número de infectados, na faixa etária de 15 e 19 anos, cresceu 187%, passando de 2,5 para 6,9 a cada 100 mil pessoas.

Além dos números do HIV, outros dados têm preocupado as autoridades: o aumento da quantidade de pessoas infectadas com outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia e HPV. No caso da sífilis, o Brasil vive uma situação de epidemia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, houve um crescimento de 27,9% de adultos infectados, se comparado com os dados de 2015. Para este ano, o Ministério prevê quase 95 mil registros da doença. Já em relação ao HPV, metade dos jovens brasileiros, entre 16 e 25 anos, têm a doença. Nesse caso, segundo especialistas, o uso da camisinha é capaz de barrar entre 70% a 80% das transmissões do HPV.

Além das vacinas, quando é o caso, especialistas afirmam que o uso regular e correto da camisinha é uma forma altamente eficaz para prevenção e combate às chamadas DSTs. Então por que o número de pessoas infectadas continua crescendo? As pessoas ainda têm resistência ao uso do preservativo? Como convencer os jovens, por exemplo, da importância do sexo seguro?

Convidados:

– José David Urbaéz, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia;
– Moysés Longuinho Toniolo de Souza, conselheiro nacional de Saúde;
– Erika Kokay (PT/DF), coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids;
– Christiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida;
– Gilmar Decária, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE