19/06/2017 13h00

Mortes no trânsito

O programa discute o aumento dos acidentes de trânsito no país

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

O Brasil ocupa a quinta colocação no ranking mundial de acidentes de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São 23 mortes para cada 100 mil habitantes. No mundo, essa já é a maior causa de mortes para pessoas entre 15 e 69 anos.

Algumas situações têm agravado esses números, como o uso de celulares por motoristas enquanto dirigem. O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos revelou que usar o celular enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes, maior que dirigir sob efeito de álcool.

No Brasil, uma lei elaborada na Câmara dos Deputados e que está em vigor desde maio do ano passado transformou em infração gravíssima o caso de o condutor segurar ou manusear telefones celulares.

Participantes

  • Deputada Christiane Yared (PR/PR), autora da emenda transformada em lei que estabelece como infração gravíssima falar ou manusear o celular enquanto dirige.
  • Francisco Garonce, coordenador-geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
  • Raphael Henrique de Fernandes Matos, professor especialista em segurança no trânsito.
  • Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran-DF.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Apresentação - Fabricio Rocha