Memória Política

Programas da TV Câmara

16/11/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/11/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Memórias de Tarcísio - O Repórter

 

O jornalista Tarcísio Holanda deixou a sua Fortaleza no início dos anos 60. Deixou mulher, filhos e foi para o Rio de Janeiro. Com amigos no PCB não demorou a arrumar emprego: Última Hora, Jornal do Brasil ...

É neste ponto que começa a sua vida de observador dentro dos bastidores da política brasileira, de Jango aos primeiros presidentes civis, depois de mais de 20 anos de regime militar.

Um período que o documentário, dirigido por Roberto Stefanelli, procura resumir em 40 minutos garimpados em mais de 5 horas de entrevistas.

Como fica claro nesse depoimento, Tarcísio Holanda, em alguns episódios, fez mais que ver, ouvir e escrever. Participou. Foi, por exemplo, parte importante no movimento que estancou a tentativa de golpe no governo Ernesto Geisel, o que interromperia a abertura lenta e gradual em direção à democracia e prolongaria os “anos de chumbo”.

No Rio e em Brasília, foi repórter em várias funções de inúmeros jornais e TVs, nos tempos em que as redações respiravam a fumaça dos cigarros, o ruído incessante das máquinas de escrever e a mistura de medo e ousadia. “Um tempo febricitante”, lembra.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Roberto Stefanelli
Montagem: Joelson Maia
Videografismo: Ernani Pelúcio
Produção: Rita Andrade e Melina Bomfim
Trilha Original: Gilson Pacheco
Imagens: Claudio Adriano, Edson Cordeiro e Adson Souza Palma
Assistentes: Mauro Maranhão, Ronaldo de Carvalho, Adair Alves Júnior e Francisco Tadeu
Produção Executiva: Getsemane Silva e Maíra Brito

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memória Política
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Duração: 42 minutos
Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Memória Política

Entrevista com personalidade envolvida em fatos importantes da história contemporânea

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE