Memória Política

Programas da TV Câmara

15/01/2004

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/01/2004

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Vera Sílvia Magalhães - A História de uma Guerrilheira

Ela poderia ter desfilado a beleza de seus vinte anos pelas calçadas de Ipanema, no Rio de Janeiro onde nasceu. Poderia ter sido uma garota que amava os Beatles e os Rolling Stones, no embalo da liberação de costumes que varreu o mundo na década de 60. Ou poderia ter concluído o curso de Economia e levado uma vida burguesa, beneficiada pelo “milagre brasileiro” que fez o País crescer dez por cento ao ano no período mais repressivo dos governos militares. Mas Vera Sílvia Magalhães amava a revolução e, como tantos jovens de sua época, não admitia viver sob a ditadura implantada pelo golpe de 64.

Nenhum deles, porém, foi tão longe: ela pegou em armas, assaltou bancos, trocou tiros com forças de segurança e sequestrou o embaixador do país mais poderoso do mundo. Viu o companheiro tombar a seu lado, quando tentavam escapar de um cerco policial. E a peruca que usava para se disfarçar nos assaltos a transformou em personagem de primeira página nos jornais populares: era a loura noventa, que empunhava dois revólveres calibre 45. Acabou baleada, presa, torturada e banida do país que queria libertar. E virou personagem de um filme que concorreu ao Oscar.

Trinta anos depois, vividos entre o exílio e a volta, Vera Sílvia Magalhães ainda procura seu lugar no mundo. Carrega no corpo e na alma as marcas da violência. E se pergunta o que fazer agora de tanta ousadia e tanta generosidade, de tanta coragem e tanta ternura.

Ficha Técnica

Direção, Edição e Texto: Ivan Santos
Entrevista: Tarcísio Holanda, Ana Maria Lopes e Ivan Santos
Edição de Imagens: Joelson Maia
Narração: Henrique Oliveira
Produção: André Laquintinie
Câmera: Cláudio Adriano
Iluminação: Francisco Nilton
Áudio: Emmanuel Bezerra

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memória Política
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Duração: 61 minutos

Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Memória Política

Entrevista com personalidade envolvida em fatos importantes da história contemporânea

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE