Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

22/02/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/02/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara aprova suspensão de decreto sobre sigilo de documentos

Acesso à informação

Os deputados derrotaram em Plenário o decreto presidencial que alterava as regras de aplicação da Lei de Acesso à Informação. Esse decreto ampliava o número de autoridades que podem impor sigilo secreto e ultrassecreto a dados públicos. A oposição argumentava que a medida era uma afronta à transparência das informações. Os governistas reagiram.

O projeto segue agora para análise do Senado Federal.

Cadastro positivo

A polêmica em Plenário aconteceu também quando os deputados analisavam emendas ao texto do cadastro positivo, que foi aprovado no ano passado. O propósito era incluir em um banco de dados de bons pagadores, e de maneira compulsória, os nomes das pessoas que pagam as contas em dia. Quem não quiser ter o nome na lista, terá que avisar ao órgão que ficará responsável pelo cadastro.

A proposta do cadastro positivo compulsório veio do Senado Federal. Como houve modificações na Câmara, o texto retorna a análise dos senadores.

Reforma da Previdência

A proposta de Reforma da Previdência, que chegou à Câmara esta semana, estabelece idades mínimas de 65 anos para homens e 62 para mulheres se aposentarem e fixa um mínimo de 20 anos de contribuição. Enquanto deputados governistas defendiam as mudanças nas regras previdenciárias, a oposição fazia duros ataques ao texto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A proposta de Reforma da Previdência vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois por uma Comissão Especial e, finalmente, no Plenário. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), será votada em dois turnos na Câmara e no Senado.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Edição — Carlos Oliveira e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, às 19h, com reprises aos sábados, às 9h, às 20h e às 23h30; aos domingos, às 9h30, às 17h30 e às 21h30; e nas segundas-feiras, às 9h30.

NOSSAS REDES