Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

04/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate sobre a arrecadação de impostos (bl.1)

Neste ano, o brasileiro deve trabalhar cinco meses para pagar seus impostos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que apontam mais de 60 tributos diferentes recolhidos para os governos federal, estadual e municipal. Em média, a carga tributária está em 35% da riqueza produzida no Brasil. Muita gente reclama que a carga é alta e que os serviços públicos não são de qualidade. Mas segundo dados divulgados pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), os impostos pagos no Brasil precisariam triplicar para que o Estado tivesse condições de oferecer à população um serviço público equivalente ao de países ricos. A explicação é que o Brasil tem uma arrecadação de impostos per capita bem menor do que nas nações desenvolvidas. Em 2010, o país arrecadou US$ 3.797 em impostos por habitante enquanto os governos dos países do G-7 obtiveram em média US$ 11.811. Então, teremos que elevar a arrecadação dos impostos para melhorar os serviços públicos? Ou é preciso crescer e gerar mais riquezas?
Este é o debate do Expressão Nacional, exibido ao vivo pela Rádio Câmara e pela TV Câmara às 21h30. Participe enviando suas perguntas para expressaonacional@camara.gov.br; 0800619619 e pelo twitter @xnacional.
Terça, 04 de setembro, às 21h30.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE