Tributo: Origem e Destino

Programas da TV Câmara

30/05/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/05/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Tributo: Origem e Destino

A polêmica sobre o tamanho da carga tributária brasileira e o uso que as diferentes esferas de governo fazem do dinheiro arrecadado é o ponto de partida do documentário. Com uma arrecadação de um trilhão e 270 bilhões de reais em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a questão que se coloca é: para onde vai todo esse dinheiro? Essa resposta, pouca gente tem. Já sobre o que não é feito, quase todo mundo tem uma opinião.

No documentário, sete brasileiros que vivem realidades completamente diferentes e que pagam suas contas e impostos em dia fazem uma reflexão sobre os serviços públicos no Brasil. Todos eles querem que o direito à saúde e à educação de qualidade seja garantido. Também querem viver num país que tenha segurança e saneamento. Ou seja: desejam ter acesso a serviços públicos essenciais que qualquer nação deve oferecer, principalmente, aquelas que almejam entrar no seleto grupo de países desenvolvidos.

Para entender melhor essas histórias, a carga tributária brasileira é comparada com a de outros países. Parlamentares e especialistas em educação e saúde analisam diferentes modelos tributários e de políticas públicas. Acertos e erros, propostas de melhoria, busca da eficiência, boa gestão, direitos e deveres estão em discussão. E uma animação conta, de forma divertida, como os tributos surgiram e foram usados em diferentes épocas e civilizações. Uma boa reflexão sobre uma pergunta que todo brasileiro quer ver respondida: como gastar melhor os recursos arrecadados pelos impostos?

Direção e Roteiro: Frederico Schmidt - Pesquisa: André Bergamo - Edição e Finalização: Felipe da Cunha - Direção de Arte: Márcia Roth - Ilustração: Daniel Carvalho - Animação: Thiago Keise - Videografismo: Rodrigo Alex Guimarães e Tiago Keise - Narração: Aline Machado - Narração da Animação: Guilherme Pastana - Produção: Ana Beatriz Arruda. Hiran Albuquerque, Melina Sales e Pedro Henrique Sassi

Tributo: Origem e Destino

A polêmica sobre o tamanho da carga tributária brasileira e o uso que as diferentes esferas de governo fazem do dinheiro arrecadado é o ponto de partida do documentário, que compara a a carga tributária brasileira écom a de outros países. Realizado em 2011 pela TV Câmara.

NOSSAS REDES