Palco Esplanada

Programas da TV Câmara

26/04/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/04/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Palco Esplanada

A narrativa do documentário acompanha a viagem de uma centena de gaúchos rumo a Brasília para participar da marcha dos trabalhadores, enquanto mostra como os organizadores das centrais sindicais e os batalhões de segurança da Polícia Militar preparam suas estratégias para que o espetáculo aconteça. A linguagem audiovisual é de seguimento direto dos personagens, com técnicas do documentário observacional para as filmagens. Já a edição lança mão de montagem paralela para contar a história.

A manifestação aconteceu no dia 5 de dezembro de 2007 em prol da redução da jornada de trabalho, sem redução de salários. O filme dá tratamento especial ao espaço. A Esplanada é mais que uma avenida. É um palco que tem o governo e a mídia como espectadores. As centrais sindicais se prepararam para conquistá-lo. A montagem paralela vai desvelando tensões e expectativas dos três personagens principais: um operário da indústria de calçados do Rio Grande do Sul, o coordenador-geral da marcha e o major comandante do Batalhão de Policiamento do Congresso Nacional.

Altivo enfrenta 37 horas de viagem de ônibus para conhecer a capital e participar da marcha que vai pedir ao Congresso mudanças na reforma da previdência. Moacyr terá que negociar, com as outras centrais sindicais, os custos e as dezenas de detalhes envolvidos na produção da marcha. Já o major Alexandre precisa planejar com seu batalhão a melhor maneira de manter as regras e a segurança durante a manifestação que percorre as ruas centrais da cidade. Tudo para que a marcha alcance seu objetivo: usar a esplanada como palco para chamar atenção do governo e da mídia para a pauta de reivindicações.

Palco Esplanada é o primeiro documentário no estilo “nova observação”, produzido pela TV Câmara. Esse modo de realizar documentário utiliza as mesmas técnicas de filmagem observacional, porém opta por uma montagem muito mais fragmentada, com muitos cortes e planos bem mais curtos. A montagem mais dinâmica para o documentário observacional é uma adaptação natural do estilo, em resposta a espectadores mais acostumados com o videoclipe e ao cinema contemporâneo.

Direção: Getsemane Silva - Coordenação de Produção: Karina Staveland - Montagem: Sergio Azevedo - Imagens: Claudio Adriano e Edson Cordeiro - Som Direto: Joao Gollo e Kleber Silva - Pós-Produção de Áudio: Marcelo Bernardi - Videografismo: Leonardo Veloso

Palco Esplanada

Palco Esplanada é o primeiro documentário no estilo “nova observação”, produzido pela TV Câmara, em 2008. Ele utiliza as mesmas técnicas de filmagem observacional, porém opta por uma montagem muito mais fragmentada, com muitos cortes e planos bem mais curtos. O Doc acompanha a viagem de gaúchos rumo a Brasília para participar da marcha dos trabalhadores, enquanto mostra como os organizadores das centrais sindicais e os batalhões de segurança da Polícia Militar preparam suas estratégias para que o evento aconteça.

NOSSAS REDES

Veja também