Niemeyer - o traço e o tempo

Programas da TV Câmara

24/02/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/02/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Niemeyer - o traço e o tempo

Este documentário relata a obra e as circunstâncias dos 98 anos de vida de Oscar Niemeyer. Em 28 minutos, mostra como o arquiteto atravessou todo o século XX, com ecos do século XIX, e vive o século XXI com as mesmas certezas que o fizeram um dos ícones da esquerda, nacional e internacional, mesmo a mais ortodoxa.

O vídeo traz, através de imagens, depoimentos e música, um resumo das várias observações de Niemeyer ao longo da vida, em entrevistas, cartas, lembranças e citações de autores que injetaram algumas certezas e sutilezas ao seu pensamento.

As vezes nostálgico, lembra sua infância, seu amor pelo futebol, seus primeiros desenhos. Irredutível na sua defesa do socialismo e na crítica ao capitalismo, repete aqui e ali o apego aos amigos, as misérias que viu e vê a sua volta e a crença numa sociedade mais justa. Lembra suas obras pelo mundo construídas ao longo de todo um século, com a marca do concreto armado que lhe permitiu dar formas novas a uma arquitetura acomodada na repetição. Ressalta, como fez ao longo da vida, a importância de Brasília nos seus projetos. Em outros momentos, agressivo, responde duro aos críticos de suas obras, ou ainda, com um certo cansaço, ensina a importância de explicar em texto seus projetos “porque ninguém entende de arquitetura”. Não escapa nem mesmo Juscelino Kubitschek, que lhe deu a oportunidade de realizar sua obra maior na Capital Federal.

Niemeyer faleceu em dezembro de 2012, aos 104 anos, no Rido de Janeiro.

Direção e Edição: Roberto Stefanelli - Entrevistas: Ana Maria Lopes, Tarcísio Holanda, Armando Lacerda e Maurício da Silva Matta - Pesquisa e Roteiro: Roberto Stefanelli - Produção Executiva: Getsemane Silva - Coordenação de Produção: Ana Tereza Constantino - Produção: André Bessa Maia, Giuliano Baeta e Karina Staveland - Direção de Fotografia: Edson Cordeiro e Francisco Nilton - Edição e Finalização: Joelson Maia - Videografismo: Ernani PelúcioNarração: Cláudio Lessa

Niemeyer - o traço e o tempo

Este documentário relata a obra e as circunstâncias dos 98 anos de vida de Oscar Niemeyer, mostra como o arquiteto atravessou o século XX, com ecos do século XIX, e viveu o século XXI com as mesmas certezas que o fizeram um dos ícones da esquerda, nacional e internacional, mesmo a mais ortodoxa. Série Olhares, produzido em 2006.

NOSSAS REDES