Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

04/04/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/04/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada discute os 50 anos do golpe militar no Brasil

Golpe militar, ditadura, repressão... Palavras pesadas que retratam um passado brasileiro não muito distante. Talvez para os mais jovens, as histórias daquela época sejam muito abstratas. Mas as consequências de toda a ebulição dos anos 60, 70 e 80 são sentidas até hoje.

Nos primeiros anos da ditadura, várias pessoas tiveram seus direitos cassados, os partidos políticos foram extintos, muitos brasileiros tiveram que partir para o exílio, e tantos outros sofreram os horrores da violência e tortura.

Com o Ato Institucional Número 5 (AI-5), as liberdades individuais foram fortemente reprimidas. Viver sob as regras da ditadura era sufocante. Se o AI-5 ainda estivesse valendo, os jovens brasileiros teriam uma realidade bem diferente.

Mas mesmo hoje, em plena democracia, ainda há vários resquícios da ditadura no nosso cotidiano. A repressão policial é um deles. O Câmara Ligada quer refletir sobre o tema e reforçar a importância de os jovens continuarem mobilizados para a garantia e ampliação dos nossos direitos.

Participam desta edição do Câmara Ligada: VITOR DE LIMA GUIMARÃRES, cientista político, assessor da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro; DARLAN MENEZES ABRANTES, ex-policial militar, autor do livro "Militarismo – um sistema arcaico de segurança pública"; JÔ MORAES (PCdoB-MG), deputada presa duas vezes durante a ditadura, viveu dez anos na clandestinidade; ALEXANDRE MOURÃO, integrante do coletivo “Os Aparecidos Políticos”, que realiza intervenções urbanas para relembrar os horrores da ditadura.

O rapper paulista KAMAU é o músico convidado.

Ouça a versão da Rádio Câmara

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE