Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

14/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/09/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada destaca a participação dos jovens na política (Especial 6º aniversário do programa) (bl.1)

Circula no Facebook uma “charge” em que aparecem pessoas da Tunísia, Egito e Líbia gritando “Eu quero direitos”, “Eu quero democracia”, “Eu quero liberdade”; e no Brasil uma pessoa gritando “Eu quero tchu...” – Essa imagem é uma clara referência à “Primavera Árabe”, uma série de manifestações populares ocorridas em diversos países muçulmanos que viviam sob ditaduras, organizadas principalmente pela juventude via redes sociais, como o próprio Facebook e Twitter. Também é uma crítica a uma suposta alienação e falta de ativismo do brasileiro, mas será que isso é verdade? Não é possível comparar a realidade política do mundo árabe com a nossa, até porque aquilo que eles estão exigindo, “direitos, democracia e liberdade”, nós já conquistamos há anos, com o fim da ditadura militar, através também de muita manifestação popular e sacrifício de milhares de pessoas. É também verdade que muitas vezes esses direitos são desrespeitados e até ameaçados, e por isso precisamos nos manter vigilantes, mas o foco de nossas militâncias agora está disperso em vários outros assuntos, menos gritantes, mas não menos importantes, como o meio ambiente, o combate à desigualdade, à corrupção e aos preconceitos, além é claro, da manutenção desses direitos que foram adquiridos com tanta luta. Como anda a militância política entre os jovens é o tema do programa de aniversário do Câmara Ligada.

Atração musical: banda Fresno. A banda surgiu em Porto Alegre há 13 anos e teve diferentes integrantes. A formação atual é: Lucas Silveira (guitarra e vocal); Gustavo Mantovani (guitarra); Bell Ruschell (bateria); e Mário Camelo (teclados). A banda Fresno lançou 8 CDs, 1 DVD e conquistou vários prêmios. Em outubro de 2012 lançou o novo CD, Infinito. Lançou em junho o clipe da música "Infinito", que mostra a estratosfera terrestre, com vista do Planeta Terra, através de câmeras instaladas em um balão. A banda sempre marcou presença em ações sustentáveis e trabalhou a favor da preservação do meio ambiente, participou de muitas entrevistas sobre reciclagem, consumo consciente, aproveitamento dos recursos naturais e ecologia.

Convidados: Pedro Markun, um dos criadores do Transparência Hack Day, que atua na divulgação online de dados de interesse público, como de governos e prefeituras. Ele é um dos fundadores da Casa de Cultura Digital, espaço em SP que reúne organizações, empresas e pessoas que atuam com a cultura digital.
Diego Ramalho, estudante de Direito, membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Participou do projeto de lei de iniciativa popular que resultou na aprovação da lei “Ficha Limpa”. Foi criador do projeto “Adote um Distrital” que tem o objetivo de fiscalizar os deputados distritais.
Izalci, deputado federal (PR-DF), professor e contador, é membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Escolas: Centro de Ensino Médio Paulo Freire e Colégio Mackenzie.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE