Rádio Câmara

Kalimba

Freedom Day 2024

Freedom Day 2024

21/04/2024 - 14h00

  • FREEDOM DAY 2024 - Programa completo

  • FREEDOM DAY 2024 - bloco 1

  • FREEDOM DAY 2024 - bloco 2

  • FREEDOM DAY 2024 - bloco 3

Kalimba comemora os trinta anos de instituição do  Freedom Day,  o Dia Nacional da África do Sul, que serão comemorados esta semana.  Foi em 27 de abril de 1994 que aconteceram as primeiras eleições democráticas nesse país emergente, nas quais Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro do país.  Este acontecimento representou a vitória da população de maioria negra da África do Sul contra a desigualdade política e social promovida pelo regime racista do Apartheid.  Nessa luta,  grandes artistas do passado da música sul-africana  levantaram  sua voz, e outros a levam adiante.

No programa, entre outros, a imortal Miriam Makeba e sua contemporânea Doroty Masuka;  Sibongile Khumalo canta  com o trompetista Hugh Masekela ; Brenda Fassie vem com o sucesso Black President; Lucky Dube, Johnny Clegg, Judith Sephuma, e a mais nova estrela da música sul-africana:  Tyla, vencedora do Grammy com a canção Water.


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Allan de Souza

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES